Rockwell - Blocos MSG ou Produced/Consumed.
Olá pessoal.
Estou implementando algumas trocas de dados entre controladores Controllogix. Quais os benefícios de cada aplicação?
Até onde pesquisei, blocos MSG trazem pacotes com menor velocidade, porém podem trazer UDTs e também podem ser criados/configurados enquanto o PLC está online.
Produced/Consumed são trocas de informações mais ágeis. Porém devem ser muito bem configuradas para não causarem erros e novas variáveis não podem ser adicionadas enquanto online.
19 Views

CIP Messages / MSG
São troca de dados via TCP, que são deliberadamente mais lentas, algumas vezes dão um pouco de trabalho de configurar de forma correta, porém tem a vantagem de serem bem flexiveis, porém viabilizam troca de dados de forma erronea, mais facilmente, permitem alterações online que podem trazer mais riscos a operações em caso de erro.
https://literature.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/pm/1756-pm012_-en-p.pdf
Consumed/Produced Tags, trocam informações de forma mais rápida e dinâmica, são simples de configurar, apesar de ter suas recomendações, possibilitam troca de informação CIP_Safety entre CPUs, garantindo a integridade de intertravamento de segurança.
Provalvemente o maior problema pode ser a limitação de 500bytes para standard tags e 128bytes para safety, como ambos os lados precisam usar a mesma udt ou o mesmo tamanho de TAGs o que é uma "desvantagem", garante na verdade que você não troque mensagens de forma errônea.
https://literature.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/pm/1756-pm011_-en-p.pdf
Minha recomendação? Organize seus dados em UDT, para ficarem melhor estruturados e utilize produced/consumed tags, pois após validado o software o risco de alterações que trazem risco ao processo são menores, a velocidade de troca de informação é melhor e é mais transparente.