PLC do Rascunho ao Software - 03
- Paulo Ricardo Siqueira Soares
- Sep 11, 2023
- 3 min read
Quais as principais técnicas para levantar requisitos?
As 3 principais técnicas utilizadas seriam:
· Brainstorming;
· Entrevistas;
· Questionários
Essas técnicas devem ser aplicadas junto aos envolvidos no requisito identificado, ou simplesmente as pessoas envolvidas no projeto ou solicitantes do software, e se possível envolver as pessoas que irão operar a linha/máquina/equipamento.
Percebeu que quando eu falei para perguntar as 10 questões (lá no primeiro artigo), é uma referência a um questionário, uma entrevista ou até mesmo um Brainstorming!, não? Bom nesse caso é porque provavelmente você não foi apresentado a cada uma das técnicas, então vou explicar aqui rapidamente uma por uma:
Brainstorming:

A famosa tempestade de ideias, utilizada pelos mais diversos ramos, como publicidade, desenvolvimento de produto, solução de problemas em geral, e logicamente para levantamento de requisitos. É basicamente uma dinâmica de grupo onde tenta-se explorar a criatividade do grupo para solucionar um problema ou no nosso caso definir um requisito.
Existem alguns templates que podem ser utilizados, até mesmo em softwares como Microsoft Powerpoint que já criam para você, porém na prática você vai falar sobre um item que você quer elucidar e os demais participantes irão falar sobre os assuntos, até chegar a um ponto comum, ou não, pois é comum ficarem pontos em aberto.
Um exemplo: Dúvidas sobre os modos de operação do equipamento, vai ter manual, automático, semiautomático? Muitas vezes tem uma discussão grande sobre o assunto e não temos a conclusão final em apenas uma reunião.
Entrevistas:

Literalmente preparar uma série de perguntas e com material de apoio técnico e pesquisa prévia, e falar diretamente com uma pessoa responsável pelo projeto o que é responsável por uma determinada área do seu projeto ou software, nesse caso você irá direcionar essa conversa com a sua série de perguntas já preparadas, e anotar, absorver, extrair o máximo de informação dessa pessoa.
Um grande problema com esse método é conseguir a disponibilidade das pessoas para ocorrer a entrevista, tenha isso em mente e procure estratégias para diferentes perfis de pessoas as quais você precisa extrair a informação.
Questionários:

Literalmente preparar uma série de perguntas e com material de apoio técnico e pesquisa prévia e enviar as perguntas por e-mail, impressas, WhatsApp, etc. a maneira que for mais conveniente, para as pessoas responsáveis pelo projeto.
Acompanhar esse processo é fundamental, uma vez que as pessoas podem esquecer de responder, infelizmente temos que ser o chato da vez para conseguir as informações necessárias.
Lembrem-se, essas foram explicações superficiais, apenas que que saibam do que estamos falando.
Agora já temos uma noção do que são requisitos, vamos começar a ver quais os tipos de requisitos que temos que lidar.
Onde encontrar material de apoio para criar questionamentos utilizados nessas técnicas?
Podemos listar alguns documentos que são de grande valia e inclusive podem já gerar alguns dos requisitos, faltando apenas lapidá-los, abaixo segue a lista.
· Padrões de programação e de projeto elétrico;
· Normas descritas no caderno técnico do projeto como NR12, ISA88, etc.;
· Requisição do Projeto e/ou Serviço;
· Proposta comercial do projeto /serviço;
· Projeto Elétrico;
· Software de Exemplo do Padrão da empresa;
· Manuais técnicos dos equipamentos a serem utilizados, como IHMs, bombas, motores, inversores, etc;
· CT Chart - Gráfico de Tempo de Ciclo;
· Descritivo do projeto;
· Documento de abertura do projeto;
· Descritivo de funcionamento do equipamento / projeto / linha;
· Quaisquer outras documentações técnicas pertinentes ao projeto.
Nos vemos no próximo artigo.
Bibliografia:
https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034
Análise e gestão de requisitos de software: Onde nascem os sistemas - Felipe Nery Rodrigues Machado(Autor) - ISBN:978-8536516066 - Editora Érica
IEEE - 610.12-1990 - IEEE Standard Glossary of Software Engineering



Simples e direto, muito bom