PLC do Rascunho ao Software - 01
- Paulo Ricardo Siqueira Soares
- Aug 28, 2023
- 3 min read
Updated: Sep 2
Como desenvolver o software de PLC do zero. Dentro dessa nova série de vídeos, artigos e desafios de programação, iremos aprender do rascunho da ideia a concepção do software. Vamos entender quais são os processos e ferramentas para desenvolver um software com a base da engenharia de software. Para acompanhar essa série, é extremamente desejável que você tenha conhecimento em algoritmos e estruturas de dados, bom se você não tem, você pode ler tudo o que precisa aqui: Algoritmos:
Estrutura de Dados:
https://www.plcengsoft.com/post/exemplo-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-algoritmos-de-ordena%C3%A7%C3%A3o
Outros conhecimentos desejáveis, comandos elétricos, informática básica, instrumentação básica. Item fundamental: Vontade de aprender!
Me pediram para fazer um software, por onde eu começo?
Então, alguém pediu para você fazer o software de uma determinada máquina industrial, coisa que nunca tinha passado por sua cabeça, ou era apenas um grande desejo que se tornou realidade. Parabéns, você acaba de ser promovido a programador industrial, e quais são as suas responsabilidades?
Desenvolver um software COERENTE, onde é possível a manutenção por outras pessoas e não somente você.
Desenvolver um software que GARANTA o equipamento funcionar conforme o requisitado.
Desenvolver um software que zele pela segurança das PESSOAS que irão operar e dos equipamentos.
Agora sabemos as responsabilidades básicas, e acredite vão aumentar conforme você ganha experiência, e por quê?
Porque o programador industrial ou programador de CLP (que no geral faz a IHM – Interface Homem-Máquina também), é sempre o elo que está em direto contato com pessoal de gerência do projeto, com os operadores, com o pessoal de design mecânico, simulação, que orienta os eletricistas, que verifica erros de montagem que podem interferir no bom funcionamento da máquina, ou seja é o faz tudo na hora do start-up, quando já é um profissional experiente e também da estrutura da empresa na qual atua.
Sabendo as responsabilidades qual é o primeiro passo? Por onde eu começo?
Bom nós começamos colhendo o máximo de informação possível sobre o processo que iremos programar, podendo ser uma célula robotizada, uma máquina de fazer blocos de concreto, ou até mesmo um sistema de controle de pressão para uma grande caldeira de biomassa, a atuação é em várias indústrias e em vários tipos de equipamentos, não muito raro alguns profissionais especializam-se em apenas uma indústria ou processo, afim de se tornarem não só especialistas em PLC mas do processo em sí.
Como coletar as informações?
O primeiro passo é conversar com o requisitante do software, que pode ser um Gerente de Projetos, um Supervisor de projetos, um Gerente de Manutenção, o dono da empresa, etc. Então para o requisitante é feito as primeiras perguntas básicas:
O que é o processo?
Quais são as premissas básicas?
Quais os requisitos do projeto?
Já possuí o esquema elétrico?
Já possui o diagrama de funcionamento / fluxograma de funcionamento / ou qualquer outro tipo de documentação sobre o funcionamento?
Quais os pontos considerados críticos pela equipe que desenvolveu a linha/equipamento?
Como serão as interfaces?
Quais as normas a serem seguidas conforme padronização da empresa?
Qual a plataforma a ser usada?
Existe padrão de programação? Se sim, possui documentação?
Vejam que essas pequenas 10 questões são para começar a fazer o rascunho do software que iremos desenvolver, e veja, que uma resposta objetiva para elas é muito difícil de receber, ainda mais no início do projeto, é muito comum requisitos mudarem, amadurecerem, tudo isso tem haver com a gestão do projeto e os objetivos estratégicos.
Já deu para perceber que desenvolver software acaba cutucando vários mundos? Cutucamos a gestão de projetos, a aplicação, a segurança do trabalho, o executivo da empresa, somos a ponta da lança no projeto, ligados a gestão, elétrica, instrumentação e mecânica, trabalhamos com todos para garantir que o software seja adequado ao produto final!.
A Coleta de informações, pode ser feita de diversas formas, pedindo todos os documentos sobre o projeto a equipe de projetos elétricos e mecânicos, outro documento importante se existir é o termo de abertura do projeto onde terá algumas informações básicas, como a produção desejada, algumas premissas, etc.
O mais importante é que quando falamos de coletar informações estamos falando de algo fundamental em engenharia de software, sim pessoal, não fujam dela, não dá!! Só existe software com engenharia de software.
Então agora estamos falando de coleta de requisitos!, ponto fundamental para desenvolver o nosso software.
Até o Próximo artigo,
Bibliografia:
Clean Code, Originally published: August 1, 2008, Author: Robert Cecil Martin
Original language: English



Comments