top of page
Search
Writer's picturePaulo Ricardo Siqueira Soares

PLC do Rascunho ao Software -15

Updated: Jan 4

Bom agora vamos criar o nossa função atuador_FB, mas qual o objetivo dela?


O objetivo é ter uma função que possa ser reutilizável, não só nesse projeto como em outros futuros, no projeto atual, teremos apenas uma válvula de 2 posições para controlar 4 cilindros conforme mostrou a lista de saídas e entradas, que foi a presentada pela engenharia elétrica (confere aqui nesse artigo: https://www.plcengsoft.com/post/plc-do-rascunho-ao-software-08)


Então vamos pensar uma coisa, se eu quero usar essa função para o futuro eu terei primeiro que elencar alguns pontos:


1 - Qual o máximo de cilindros eu irei controlar por válvula?

2 - Quais os comandos eu terei?

3 - Quais as falhas terei?

4 - Quais status serão relevantes para o software e para IHM?

5 - Como irei lidar com a segurança dos meus movimentos?


Elencar esses pontos, parece com algo que já vimos aqui, bom basicamente são os requisitos para a minha função atuador_FB!!, percebam como os requisitos aparecem de outras formas, durante o processo!


Então, vamos responder as perguntas e assim ter os nossos requisitos para a função.


1 - Qual o máximo de cilindros eu irei controlar?

R: Após análise de projetos anteriores da empresa e consultei os projetistas responsáveis pelos projetos pneumáticos, e baseado na necessidade atual, iremos controlar no máximo 5 cilindros por válvula. - Vejam, aprendi com projetos anteriores, consultei uma autoridade técnica, antes de tomar a decisão.


2- Quais comandos eu terei?

R: Bom obviamente iremos avançar e recuar os cilindros, e precisamos executar um reset para as falhas, outro comando útil seria desligar todas as saídas, e porquê? não sabemos o tipo de válvula que iremos utilizar se é retorno por mola, centro aberto ou centro fechado, e isso gera mais uma pergunta! Quais os tipos de válvula iremos comandar? - Aqui utilizamos a experiência aliada a informações fornecidas, como o fato de ter saída para avanço e recuo na lista de entradas e saídas.


3- Quais as falhas eu terei?

R: Bom, vamos pensar um pouco, quando um avanço ou recuo falhar, eu não quero somente saber que falhou, mas qual o cilindro falhou, isso vai agilizar o processo de recuperação de falhas, isso poderia ser até mesmo um requisito do cliente final: "todos os sensores devem possuir falhas individuais", então aqui iremos ter falhas do conjunto para avanço e recuo, além de falhas de avanço e recuo individuais; - Como não existia uma exigência do cliente final, aqui foi utilizado a experiência com pensamento lógico das necessidades, perguntando para si mesmo, e se um cilindro falhar como eu sei que falhou?


4 - Quais status serão relevantes para o software e para IHM?

R: As falhas, que já foram citadas, e logicamente os status do grupo e individual de cada sensor, incluindo uma descrição para o mesmo, assim facilitar diagnósticos e monitoramento do magazine de paletes. Da mesma forma que o anterior me coloco na posição do cliente/operador, me perguntando o que eu gostaria de ver na IHM.


5 - Como irei lidar com a segurança dos meus movimentos?

R: Segurança de movimentos está relacionada a interlocks de movimentos, mesmo que o meu processo seja sequencial, a existência de interlocks cria uma camada a mais de segurança, evitando que erros de programação no funcionamento de automático causem acidentes, e já temos uma função que gerencia interlocks o que facilita ainda mais o desenvolvimento.


Dentro desse pequeno questionário já foi gerada mais uma pergunta, Quais os tipos de válvula iremos comandar?, bom depois de consultar os projetistas mecânicos eles informaram que são utilizados pela empresa 3 tipos de válvulas as quais seguem as seguintes características:

1 - Válvula com centro fechado e 2 posições de comando (avançar e recuar) por solenoide - Essa válvula tem um "efeito memória", assim quando um pulso elétrico é recebido no solenoide e ela é pilotada para posição e nessa posição irá ficar até que receba um pulso na posição contrária, não sendo necessário manter o sinal no solenoide após o movimento ser concluído.


2 - Válvula com centro Aberto e 2 posições de comando (avançar e recuar) por solenoide - Essa válvula não possui "efeito memória", assim quando um pulso elétrico é recebido no solenoide e ela é pilotada para posição e quando o sinal é desligado ela sofre uma despressurização, no caso a posição dos cilindros irá depender da mecânica do sistema, outro detalhe é que as características das válvulas utilizadas pedem que para antes de qualquer movimento um sinal ao movimento contrário de 500ms seja executado, para evitar uma pressurização muito rápida que poderia danificar os cilindros.


3 - Válvula com centro fechado e 2 posições de comando avançar por solenoide e recuar por mola -

Essa válvula não possui "efeito memória", assim quando um pulso elétrico é recebido no solenoide e ela é pilotada para posição de avanço e quando o sinal é desligado ela retorna automaticamente para a posição recua, através do piloto por mola da do comando de recuo.


Bom com essas características citadas eu já posso entender que eu terei uma saída do CLP que é retentiva, ou seja, sempre ligada durante o processo e uma saída não retentiva, que fica ligada apenas até que o sinal de confirmação de movimento do cilindro seja ligado.


Outros requisitos que ainda não foram questionados?

Será possível comando pela IHM? - Como temos uma tela de movimentos manuais (RF13] -Tela de Movimentos Manuais), significa que sim temos comandos pela IHM e iremos ter modos de operação manual e automático para o nosso atuador_FB. - Olha o DRS aí nos ajudando!


Bom agora que já sabemos o que fazer, bom nossos requisitos não estão escritos em um formato formal, mas temos eles aí, então vou partir para a nossa estrutura de dados.


Perceberam que até para as pequenas coisas é preciso levantar requisitos, mesmo que não escreva eles formalmente, é importante levantar o que precisa ser feito.


Bom no próximo artigo eu mostro o desenvolvimento do Atuador_FB.


Até o próximo artigo,



176 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page