Testes de Software: Produtos de Trabalho de Testes
- Paulo Ricardo Siqueira Soares
- Aug 21, 2023
- 3 min read
Produtos de trabalho do planejamento do teste
Os produtos de trabalho de planejamento do teste geralmente incluem um ou mais planos de teste. O plano de teste inclui informações sobre a base de teste, com as quais os outros produtos de teste serão relacionados através das informações de rastreabilidade e critérios de saída que serão usados durante monitoramento e controle do teste
Produtos de trabalho de monitoramento e controle do teste
Os produtos de trabalho de monitoramento e controle do teste geralmente incluem vários tipos de relatórios, incluindo relatórios de progresso do teste e relatórios de resumo do teste. Todos os relatórios de teste devem fornecer detalhes relevantes do público sobre o progresso do teste.
Produtos de trabalho da análise do teste
Os produtos de trabalho de análise do teste incluem condições de teste definidas e priorizadas
Produtos de trabalho da modelagem do teste
A modelagem do teste resulta em casos de teste e conjuntos de casos de teste para exercer as condições de teste definidas na análise do teste. Geralmente, é uma boa prática projetar casos de teste de alto nível, sem valores concretos para dados de entrada e resultados esperados.
As condições de teste definidas na análise do teste podem ser mais refinadas na modelagem do teste.
Produtos de trabalho da implementação do teste
Os produtos de trabalho de implementação do teste incluem:
Os procedimentos de teste e seu sequenciamento.
As suítes de teste.
Um cronograma de execução do teste.
Uma vez concluída a implementação do teste, os resultados do plano de teste podem ser visualizados através da rastreabilidade entre os procedimentos, base de teste, caos de teste e condições de teste.
Produtos de trabalho da execução do teste
Os produtos de trabalho da execução do teste incluem:
A documentação do status dos casos de teste individuais ou procedimentos de teste, com status de: pronto para executar, passar, falhar, bloquear, ignorar deliberadamente etc.
Os relatórios de defeitos.
A documentação sobre quais os itens de teste e ferramentas de teste estavam envolvidos no teste.
Preferencialmente, uma vez concluída a execução do teste, o status de cada elemento da base de teste pode ser determinado e relatado.
Produtos de trabalho de conclusão do teste Os produtos de trabalho de conclusão do teste incluem os relatórios de resumo de teste, os itens de ação para melhoria de projetos subsequentes ou iterações.
Rastreabilidade entre itens testados e os produtos de trabalho de teste
A fim de implementar o monitoramento e controle efetivo do teste, é importante estabelecer e manter a rastreabilidade durante todo o ciclo de vida do teste e dos itens a serem testado. Além da avaliação da cobertura de teste, a boa rastreabilidade suporta:
Analisar o impacto das mudanças.
Tornar o teste auditável.
Atender aos critérios de governança.
Melhorar a legibilidade dos relatórios de progresso do teste e dos relatórios de resumo do teste para incluir o status dos elementos testados (como se passou, não passou, pendente, comentários etc.)
Relacionar os aspectos técnicos do teste com termos que pessoas não técnicas envolvidas no projeto possam entender
Fornecer informações para avaliar a qualidade do produto, capacidade do processo e o progresso do projeto.
Algumas organizações criam seus próprios modelos de gestão de gerenciamento para organizar os produtos de trabalho e fornecer a rastreabilidade de informações de que necessitam.
Bibliografia:
Foundation Level Syllabus - Versão 2018br - Brazilian Software Testing Qualifications Board - BSTQB



Comments