Vamos, agora falar um pouco do nosso bloco de função para acionamento do motor, bom já sabemos que será uma partida direta com reversão, e o que significa isso na perspectiva do CLP? basicamente eu irei acionar uma saída para acionar o motor em um sentido e outra saída para outro sentido e ambas saídas não podem ser acionadas ao mesmo tempo.
Estamos falando de um circuito como esse aqui:
fonte: https://static.weg.net/medias/downloadcenter/haa/h53/WEG-guia-de-selecao-de-partidas-50037327-manual-portugues-br-dc.pdf - página 12
Basicamente teremos uma saída do CLP para acionar a contatora K1 e outra para contatora K2, caso queiram aprender com detalhes sobre comandos elétricos, eu sugiro procurar a unidade do Senai mais próxima da sua residência, uma vez que são referências no Brasil, existem também vários conteúdos gratuitos na internet.
Bom sabendo isso, temos alguns detalhes a mais, primeiro tem um disjuntor motor, com proteção térmica, que irá desarmar em caso de sobrecarga, então um sinal desse disjuntor é enviado para a entrada digital do CLP, e porque? bom primeiro não adianta nada você acionar as contatoras se o disjuntor estiver desarmado, pois não terá potência para os motores funcionarem, e logicamente poderá gerar uma falha para a IHM. As contatoras também possuem um sinal que vai para as entradas digitais, para identificar que as mesmas estão acionadas, isso é importante para gerar o status de motores acionados e no sentido desejado.
Bom então vamos olhar para as nossas estruturas de dados, e falar um pouco delas:
Como podem verificar seguimos os mesmos princípios, onde temos interlocks para os movimentos (como os tamanhos que podemos usar a função interlocks), estruturas de dados para os status, falhas e IHM.
Então vamos lá, a estrutura MotorPartidaDireta, é quem vai conter as demais, da mesma forma que foi feito com o atuador e modos de operação.
Quais as falhas que teremos?
Falha geral que será identificada com o bit falha.
Falha para o acionamento para frente: essa falha é identificada com a saída para o avanço acionada e o feedback da contatora de avanço desligado, após X milissegundos.
Falha para o acionamento para reverso: segue o mesmo princípio da falha de acionamento para frente.
Falha do Disjuntor Térmico: Caso o sinal do disjuntor térmico esteja desligado uma falha é emitida, pois significa sobre carga ou disjuntor desligado, o que impossibilita a operação.
Quais status que teremos?
Funcionando reverso, funcionando para frente ou em falha.
Comandos que teremos?
reset: para reset de falhas.
frente: para funcionamento para frente;
reverso: para funcionamento para reverso;
Aqui podemos ver as estruturas criadas dentro do TIA Portal
Agora vamos ver o bloco em funcionamento, eu já efetuei os passos dos testes, etc. e quero mostrar apenas a funcionalidade, uma vez que os conceitos de testes já foram mostrados diversas vezes nessa série.
Bom agora já temos um básico para começar a trabalhar, então no próximo artigo vamos falar um pouco sobre o funcionamento em modo automático.
Comments