Bom agora que temos nosso bloco de modos de operação e também uma função para verificar as pré-condições de partida, antes de seguir programando o ideal é testar, já falamos em vários artigos sobre testes de software aqui, então agora é hora de colocar em prática!
Preparando para testar
Vou considerar como testes unitários os testes das minhas funções (ModosOP_FB e Interlocks_FB), e porquê? considero testes unitários pois na minha concepção as funções são as menores partes do software, poderia até mesmo considerar pequenas lógicas dentro delas como meus testes unitários, mas para mim ficariam muitos testes segmentados, e com poucas respostas, sendo que tenho que preparar de certa forma o ambiente para executar os testes, porém se você está começando agora pode ser interessante fazer testes dessas pequenas lógicas antes mesmo de terminar os blocos de operação.
Então vou pegar os meus requisitos e vou criar meus procedimentos de testes, vou organiza-los, em uma planilha para poder controlar os meus testes, e ter um histórico.
Vamos começar com os 2 primeiros requisitos do meu modo de operação automático:
Comecei meus casos/procedimentos de teste pelo modo manual, por uma questão lógica, antes eu preciso ter um modo manual que funcione do que um modo automático, correto?
Bom agora temos como acompanhar o teste, hora de preparar para o teste, o que eu vou precisar? Um PLC? NÃO!!!!!!!!, vejam esse bloco não precisa de um hardware específico por exemplo um inversor funcionando (mesmo assim podemos testar muita coisa sem o hardware mesmo precisando).
O que precisamos é um simulador, o que é muito comum em todas as plataformas, além de organizar o software para o teste, aqui vou mostrar somente no Codesys e no TIA Portal, pois para a plataforma Rockwell não terei a licença necessária, mas vou mostrar pelo menos o software organizado, e vocês nunca mais vão querer inventar de gastar dinheiro comprando uma CPU, e também vão entender que o conceito é o mesmo para qualquer plataforma, para um melhor aprendizado, aconselho construírem seus documentos e software enquanto acompanham essa série de artigos e deixem seus comentários aqui também.
Preparando o software para testar a Função
A primeira coisa que vou fazer, é criar variáveis que eu posso modificar o valor e assim monitorar os resultados, uma vez que entradas físicas eu teria que forçar, então para garantir que eu possa ter os sinais que eu preciso, vou criar algumas variáveis.
O próximo passo, é chamar a minha função para efetuar o teste.
Então, percebam que além da chamada eu tenho todas as variáveis necessárias para efetuar o meu teste.
Os testes são de suma importância, pois mesmo que eu tenha programado baseado na documentação eu tenho que validar o comportamento da minha lógica e também assegurar que todos os requisitos foram desenvolvidos.
No próximo artigo vamos falar um pouco da função Interlock FB e mostrar o processo de testes com texto estruturado para vocês perceberem que não importa a linguagem.
Até o próximo artigo!
Comments