top of page
Search
Writer's picturePaulo Ricardo Siqueira Soares

PLC do Rascunho ao Software 09

Bom chegou o momento de levantar meus casos de uso, mas o que são casos de uso?


Na forma de diagrama ele traz o ponto de vista do usuário, descrevendo as principais funcionalidades e interações sem detalhes técnicos, eles são extremamente úteis para mostrar a operação do sistema em si.


Na sua forma escrita é uma técnica para descrever como o sistema será utilizado pelos usuários, apresentando um fluxo ou cenário principal da minha operação, além de poder conter ou não cenários alternativos ou extensões, esses casos de uso também auxiliam a criar os casos de testes para validar que o funcionamento está da forma desejada, pelo cliente ou pela engenharia de aplicação do equipamento/linha produtiva.


Para o nosso Magazine de Paletes que é o nosso projeto para esse estudo teremos os seguintes diagramas principais.


Casos de Uso:





















Perceba que o diagrama apesar de mostrar como funciona, não dá detalhes do funcionamento, mas já alimenta as expectativas de resultados da execução, os casos de uso na sua forma escrita por outro lado, já trazem mais detalhes, apesar de não ir afundo nos detalhes técnicos, mas por exemplo já possui a sequência do que acontece.


Por exemplo veja o caso de uso 1, referente ao requisito funcional 1 - CU01-[RF01] - Modo de Operação Automático



Veja que para esse caso, eu já tenho um cenário de sucesso (que será importante para os meus casos de teste) e uma sequência de acontecimentos descrevendo o uso de uma forma um pouco mais detalhada.


Uma vez que eu tenho meus casos de uso posso agora desenvolver meus casos de testes que irão validar o meu sistema, garantindo que ele está com o comportamento desejado.


Caso de Testes


Sobre como testar nós já temos vários artigos aqui no site, dá uma lida neles em especial nesse aqui para nosso atual momento.


Para resumir: Casos de teste fazem parte do planejamento dos testes e são a base principal para a validação dos sistemas.


Os casos de testes são criados a partir dos casos de uso.


Por exemplo a partir do nosso CU01-[RF01], temos o seguinte caso de teste



Veja que eu indexei meu caso teste a um procedimento de teste (PT01), eu poderia ter colocado tudo junto, não teria problema, apenas separei, pois, caso alguém veja dessa forma sabe que podem estar separados, mas é mais usual estarem juntos o caso de teste e o procedimento de teste.




Veja que meu procedimento de testes possui os passos para testar meu caso de teste e assim validar.


Não irei detalhar um por um os casos de uso e teste, pois o artigo iria ficar muito grande, vocês podem comentar com os seus casos de uso e testes na forma descrita para um maior aprendizado.


No próximo artigo, vamos modelar como vamos estruturar nosso software, com suas divisões e estruturas, até lá


Bibliografia:


Foundation Level Syllabus - Versão 2018br - Brazilian Software Testing Qualifications Board - BSTQB



184 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page