PLC do Rascunho ao Software -06
- Paulo Ricardo Siqueira Soares
- Oct 4, 2023
- 4 min read
Updated: Oct 5, 2023
Iniciando nosso rascunho
Bem então agora vamos começar a montar o nosso primeiro DRS, vamos fazer passo-a-passo afim de no final ter o documento que é nosso rascunho do software.
“De: gerente de projetos
Para: programador
Assunto: Software para Magazine de Paletes
Prezado Programador XYZ##SeiláSeuNome,
Estamos com uma demanda em caráter urgente de desenvolvimento de um software para controlar um magazine de paletes para alimentar uma linha de produção do nosso cliente.
No momento temos apenas algumas informações, assim que o time de design mecânico tiver mais detalhes eu entro em contato, em anexo envio parte do termo de abertura de projeto para que possa começar a preparar seu software.
Atenciosamente,
Gerente de Projetos.”
Legal, você recebeu um e-mail solicitando o desenvolvimento de software de um magazine de paletes, e as informações estão em um termo de abertura de projeto incompleto em anexo.
Após efetuar a leitura do arquivo você consegue identificar alguns requisitos, mas de forma muito superficial.
Então decide separá-los, primeiro vamos aos requisitos funcionais (Descrição das diversas funções que clientes e usuários querem ou precisam que o software ofereça)
· Alimentação automática de paletes para a linha assim que detectado espaço livre;
· Abastecimento de até 20 Paletes - Carga Máxima da empilhadeira
· Magazine Obedece às normas da NR12 para segurança de operação
· Magazine deve emitir alarmes sonoros e luminosos quando estiver vazio;
· Magazine precisa de uma IHM – Interface Homem Máquina, mostrar o status dos dispositivos, alterar os modos de operação, mostrar e manter um histórico de alarmes mínimos e movimentar os dispositivos de modo manual;
Como pode ver esses requisitos não estão detalhando corretamente o que você deve fazer, mas dá uma ideia, mesmo que não descreva o funcionamento ainda.
Então devemos começar a organizar esses requisitos para que as perguntas corretas possam ser elaboradas e assim os requisitos possam ser detalhados.
Então eu vou começar com uma descrição mais formal, e isso vai me ajudar um pouco, vou numerar meus requisitos criando um ID, no caso para requisitos funcionais vou sempre começar com RF e um número, então meu primeiro requisito funcional será o RF01, vamos ler o primeiro item que foi selecionado do Termo de Abertura do projeto (que foi enviado bem meia-boca) - "ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE PALETES PARA A LINHA ASSIM QUE DETECTADO ESPAÇO LIVRE", com isso adicionado que depois é mencionado que na IHM vamos ter como altera modos de operação e uma tela de movimentos manuais, me informa que o magazine vai ter um modo-automático e um modo de operação manual , mas será que vai ter um modo semiautomático? Opa, aí está já temos 2 requisitos para trabalhar e uma pergunta para fazer, então vou lá escrever o meu primeiro requisito até onde eu sei.
[RF 01] – Modo de Operação Automático
Modulo: Modos Operacionais
Data:04/10/2023
Alteração:__________ Autor: Paulo Ricardo
Prioridade: Essencial
Descrição:
Modo automático é responsável por permitir o funcionamento do equipamento automaticamente, conforme sua sequência de funcionamento descrita.
Sua seleção será feita através da IHM.
Bom escrevi o mínimo, mas agora tenho algumas perguntas:
1 - Quais os pré-requisitos para o modo automático ser habilitado?
2 - Qualquer usuário da IHM pode modificar o modo de operação? Tem usuários na IHM? Se sim a validação é feita somente na IHM ou no CLP Também?
3- A transição de manual para automático precisa de um tempo específico? Quando estiver ocorrendo a transição de manual para automático tem sinalização?
4- Após a transição para modo automático será feita uma sinalização através de torre sinalizadora ou somente na IHM?
5- Vou ter que seguir alguma norma para efetuar a transição manual automático?
Olha só é uma coisa besta, não é? parece ser fácil é só o modo de operação, mas de repente aparecem várias perguntas, e que se não são feitas, o que acontece? Retrabalho! e retrabalho é dinheiro jogado no lixo! e ainda vai escutar, VOCÊ DEVERIA TER PERGUNTADO COMO QUERÍMOS ISSO! É amigo a vida de programador de CLP é isso, não detalham o que precisam, mas se não temos um analista de requisitos para passar o problema, aqui você vai ter uma noção de como solucionar o problema!
Bom nesse momento o único contato que temos para falar sobre o projeto é o gerente de projetos porque foi ele que solicitou, porém eu tenho perguntas apenas sobre 1 requisito e ele não é tipo de pessoa que vai querer ler 1 email a cada 30 minutos, porque eu não terminei de elaborar ainda meu questionário, sim a primeira técnica para refinar meus requisitos vai ser o questionário, mas para usar-lo vou ter que identificar primeiro todos os requisitos possíveis nesse momento com as perguntas e depois eu iriei enviar esse questionário, provavelmente vou receber algumas respostas que não vou gostar e outras que são OK, bom vamos as respostas comuns:
1 - Como você não sabe isso? - Resposta educada para ele - Tenho uma idea, mas preciso me certificar para evitar retrabalho.
2- Já temos isso definido em nosso padrão - Resposta - Por favor me dê as direções de onde encontrar essa documentação;
3- Fale com a pessoa X, ela tem experiência dos outros equipamentos que fornecemos anteriormente; - Resposta: OK, obrigado, você tem o contato dele/dela?
4- Preciso verificar com o cliente esses pontos - Resposta: OK, por favor me dê um prazo, porque isso pode ser um bloqueio e nosso cronograma é apertado.
Veja, algumas respostas são ótimas, como já temos um padrão para isso, ou uma pessoa como referência técnica, mostra comprometimento do gerente de projetos, a resposta 1-Como você não sabe? mostra falta de conhecimento do Gerente de Projetos e não o seu, fique tranquilo.
Outro ponto, estamos lidando com uma situação onde o gerente de projetos fez a solicitação de forma formal, por email, sem antes uma conversa, muitas vezes é feito uma aproximação informar, onde ele vai falando um pouco sobre o projeto nesse caso, você já pode ir fazendo algumas perguntas, e ganhando tempo, nesse caso mesmo, você teria perguntado se vai ter um modo semiautomático e ele ja poderia encaminhar você para falar com a pessoa X, assim evitando várias perguntas do questionário e você indo buscar outras fontes documentais, como outros pontos que ele precisa falar com o cliente já estarão claros e você irá fazer um questionário curto para ele trabalhar com o cliente final.
Espero que com esse, artigo vocês tenham a noção de como identificar um requisito funcional e o caminho para começar a detalhar o requisito.
Bom no próximo, vamos preencher uma parte do DRS - Documento de Requisito de software, para começar o nosso rascunho.
Deixa nos comentários os requisitos que você identificou
Abraços e até o próximo artigo,



Showww, ótimo artigo! Acompanhando ....
Bacana gostei do exemplo😁